quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tema: O que é o Encontro

ª Palestra
Encontro

Tema: O que é o Encontro
Texto: Amós 4:12b

Carga Horária: 1h

Veremos dois tipos de encontro:

• Encontro com o mundo (Tg. 4:4).

• Encontro com Deus (Col 1:13).

1 - Encontro com o mundo

Precisamos nos conscientizar de que um dia nós nos encontramos com o mundo e esse encontro nos deixou com muitas seqüelas. Só o Encontro com Jesus pode tirar as seqüelas do encontro com o mundo. O encontro com o mundo somente ministra destruição.

O ficar calado no Encontro significa reflexão sobre as seqüelas que o encontro com o mundo deixou. O encontro com o mundo busca seus próprios interesses, a felicidade própria. O mundo tenta nos impedir de encontrarmos com Jesus: certamente muitos tiveram dificuldades de chegarem aqui. (Citar algumas, se for o caso).

- Os homens seguem os caminhos que o mundo oferece.

Passam por cima dos outros, buscam seus próprios interesses, denigrem a imagem uns dos outros, mentem, enganam, etc.

• Os homens buscam a felicidade e satanás se aproveita para encantá-los.

Nada há de errado em procurar a felicidade. Mas, por onde andamos e o que fazemos para conseguir o que pensamos ser a nossa felicidade? As pessoas só pensam em si, só elas são prioridade na busca da felicidade. Um dia nós fomos assim e andamos por muitos caminhos tortuosos, julgando sempre estar buscando a felicidade.

• Os homens buscam a fama, o dinheiro, o prazer (isto é o encontro com o mundo).

Tudo isso inicia um processo de destruição, pois as pessoas buscam a felicidade nos lugares errados. Acham que ter fama, prazer, dinheiro, é tudo.

1.1 - As ilusões do mundo

a)   A fama: desejo de ser conhecido por todos, de ser admirado. A fama é uma das maiores mentiras na vida do homem. Desde criança o diabo trabalha para gerar em nós um desejo pela fama, pelo estrelato. Os artistas, os heróis, as modelos passam a ser os ídolos - é assim mesmo que os chamamos no mundo. Deixamo-nos iludir tanto quanto os próprios ídolos deste mundo.

b)  O dinheiro: O desejo pelo mundo gera situações estranhas: pessoas dão R$15,00 num cartão de bingo mas não dão oferta na Igreja; filhos matam os pais por causa de herança; pessoas jogam tudo o que têm e não conseguem nada, etc. A Bíblia diz que não devemos amar o dinheiro (1 Tm 6:10). Se o dinheiro for mal canalizado ele trará infelicidade. Nem sempre o dinheiro vai comprar saúde, respeito, carinho, amor, honra, etc. Mas no mundo é assim: se amanhã você não mais tiver dinheiro, as pessoas não o respeitarão. Deus deve ser o centro do nosso amor, não o dinheiro. O dinheiro é uma bênção quando bem aplicado e quando abençoa outros, mas é uma maldição quando chega com maus desígnios ao coração (Mt. 6:21).

c)   O prazer: Muitas pessoas, quando no mundo, só vivem em função de buscar prazer. Inúmeros casamentos são destruídos porque se busca prazer sexual em uma terceira pessoa. Geralmente, não interessa, ao homem do mundo, se sua esposa se satisfaz sexualmente, desde que ele obtenha o seu prazer pessoal. Pessoas pagam para se prostituir. Suas relações sexuais só servem para terem prazer físico, como se homens e mulheres fossem animais; nunca pensam que os seus parceiros, são a imagem de Deus.

1.2 - Resultado do encontro com o mundo

Todos os três itens acima referem-se a coisas superficiais. Ainda que consigamos fama, dinheiro e prazer passageiro, não ternos garantida a “felicidade”. Este é o resultado do encontro com o mundo; isto foi o que o diabo programou para você: uma grande frustração.

• Hoje viemos aqui para buscar algo diferente.

• Nós que buscávamos coisas superficiais, hoje estamos buscando uma nova felicidade.

• Concluímos, então: a felicidade tem nome: Jesus. Ele lhe dará aquilo que o diabo nunca lhe deu. Ele lhe proporcionará tudo o que você tem necessidade.

2 - Encontro com Jesus

“... saíram, pois, da cidade e foram ter com ele”. (João 4:1-30)

a)   É necessário sair para encontrar-se com Jesus.

Quando encontramos com Jesus a nossa vida muda para melhor (2 Co 5:17).

• Saímos da cidade para termos um Encontro com Ele.

• Abraão, Moisés, Jesus... saíram da cidade. Nós também precisamos sair da agitação para nos encontrarmos com Deus.

• Temos muitas preocupações no mundo. Por isso, durante esses dias, estamos sem celular, sem telefone, etc. É preciso um despojar, um esvaziar de nós mesmos para encontrar-mos com Jesus.

• A mulher disse: “Venham, vamos sair da cidade para nos encontrar com Ele!”

• Jesus deu a oportunidade para que aquela mulher encontrasse com Ele.

• Por mais que Satanás utilizasse suas forças, para nos impedir de estar aqui, o inimigo não prevaleceu, pois Jesus quer encontrar-se conosco.
b)  Neste Encontro a sua vida é transformada.

Exemplificar: No intervalo vá ao espelho, olhe-se como está, veja toda sujeira que está em você e na segunda-feira olhe-se de novo e você verá a limpeza maravilhosa que Deus operou. O Senhor vai nos limpar e nos dar nova vida.

Todos que se encontraram com Jesus mudaram de vida.

Se disserem que você está diferente, concorde. Se perguntarem "O que você tem?" Responda: "Eu tive um Encontro com Jesus!

c)   Seu coração será renovado.

Suas emoções serão renovadas. Toda ociosidade, ansiedade, tristeza, serão tiradas. Hoje Jesus Cristo trará libertação e livramento. Teremos o coração de Jesus Cristo e o Seu sangue em toda a nossa vida. Hoje o Senhor nos dará um novo coração, não sairemos os mesmos. O Encontro com Jesus Cristo traz mudança de vida. O Senhor tem se preocupado com a nossa vida, não podemos nos deixar corromper. Quem está com Deus, não tem o corpo para depósito de dor, tristeza, etc. Somos um vaso novo que todos os dias o Espírito Santo estará enchendo.

• Exemplo da águia - esta é uma ave que sempre se recicla. De tempos em tempos ela sobe aos montes e fica lá, sua plumagem é renovada e o seu bico também é trocado. Assim somos nós quando esperamos no Senhor. “Os que esperam no Senhor renovam suas forças” (Is 40:31).

Seja como a mulher samaritana (Jo. 4:9-12) que se despojou, abandonou tudo, e deixou-se ser ministrada por Ele; a partir disso ela levou a multidão consigo.

• Você está em um Encontro a partir do qual multidões lhe seguirão. Você vai trazer vidas, frutos do que este Encontro lhe proporcionou, e as multidões, como fruto do seu trabalho, também virão a estes Encontros.

• Neste Encontro você receberá a fortaleza de Jesus - satanás é um gigante vencido. “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Fl 4:13). Deus sempre faz mais do que pedimos.

3 - Lembretes importantes

a)   Algumas coisas impedem o Encontro.

• Não diga: “Ah, eu não mereço, fiz muitas coisas erradas”. Não deixe o diabo trazer acusação - rejeite. (Rm. 8:1).

• Não diga: “já aceitei a Jesus, mas nada mudou. Acho que Deus está longe por causa dos meus pecados”. Deus se importa com você. Você precisa de um Encontro com Jesus Cristo, e Ele vai de fato mudar toda a sua vida. Seu pecado não repele a Deus, pelo contrário, Deus se volta para lhe curar. Onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5:20).

b)  A Bíblia afirma que:

• Jesus Cristo está interessado em ter um Encontro conosco. Ele disse: “Eis que estou à porta e bato” (Ap. 3:20). Ele está à nossa disposição.

• Somos, em Cristo, a imagem de Deus (Gn 1:26), somos da linhagem santa, somos geração de Deus (1 Pe. 2:9).

• Se você aceitou a Jesus Cristo, Ele certamente entrou no seu coração e você tornou-se seu filho.

• Temos tudo o que o nosso Pai tem. Qual o filho que não se parece com o pai?

Lembre-se

Nunca mais pergunte para Deus "Oh, onde estás?". Ele diz: "Eu estou aqui!"

Ele é maior que seus problemas. Estamos aqui hoje porque Jesus Cristo nos escolheu para estarmos aqui. Somos muito importantes para Ele. Quando nos escolheu. Ele não viu o que éramos, mas o que nós seríamos e o que faríamos. Jesus Cristo disse a Paulo: "Por que me persegues"? Você hoje será confrontado com tudo que fez, inclusive com o que fez a Jesus Cristo. Paulo passou por essa experiência, mas toda a maldição de sua vida Jesus Cristo transformou em bênção.

Fim da Palestra


ORAÇÃO

• Orar por todos - mencionar os pontos abordados e levá-los a um quebrantamento profundo e arrependimento de pecados (música de adoração ao fundo).

• Intervalo de 10 minutos para tomar água e ir ao banheiro. Solicitar que voltem rapidamente para a próxima palestra.

2ª Palestra
Encontro

Tema: O que o Senhor faz durante o Encontro
Texto: João 4:1-42 / Tiago 1:21-22

Carga Horária: 1h

Tudo o que impede o meu coração de ter uma relação mais profunda com Deus deve ser removido. Temos que receber a Palavra de Deus, a qual é poderosa para mudar nossas vidas (CI. 3:8-10). Às vezes não estamos abertos para o que Deus quer nos falar - há resistência. Aqui no Encontro Deus está ministrando ao nosso espírito, está trabalhando no nosso caráter.

1 - O que acontece durante o encontro

Observação para o Ministrador: Ler João 4-1-42 em alto e bom som.

Aqui vemos um genuíno Encontro com o Senhor. Um momento de Encontro onde uma mulher:

• recebe a Palavra,

• abre o coração,

• é liberta,

• torna-se uma grande missionária.

1.1 - Jesus Cristo mostra nossos pecados.

Jesus mostrou à mulher samaritana que ela teve cinco "Adãos" e que agora estava confusa. Ele mostrou que todos os homens pelos quais ela tinha passado não a fizeram feliz, e que o que ela tinha naquele momento pertencia a outra. Esta era a ferida daquela mulher, e também a tornava infeliz.

1.2 - Jesus Cristo restaura a vida familiar (citar os versículos 17,18).

Quando temos um encontro com Jesus, Ele restaura a área familiar. Ele diz que vai nos abençoar além do que pedimos (Ef 3:20).

• Deus criou uma Eva para cada Adão e um Adão para cada Eva. O cônjuge (esposo ou esposa) que Deus lhe deu é único: ame-o, respeite-o, cubra-o de atenção, dê-lhe segurança. Gênesis 2: 1 8 mostra que Deus fez uma mulher para Adão, não duas. Ela seria sua auxiliadora.

Declare: Eu amo minha (meu) esposa (esposo). Nosso relacionamento será curado! Serei fiel ao propósito de Deus para minha família!

1.3 - Jesus Cristo restaura a vida religiosa

Jesus Cristo mencionou o principal problema daquela mulher. Quando isso aconteceu, ela reconheceu que Ele era Profeta. Ela entendeu que Ele era o Senhor (v. 20). Depois de entender que Jesus Cristo era Profeta, ela começou um assunto na área religiosa: Como suprirei minha outra necessidade: a necessidade de adorar? (ir a Jerusalém). Jesus Cristo respondeu sua dúvida: os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade. Você pode adorá-lo em todo momento, em qualquer lugar e não só quando Ele suprir alguma necessidade do seu coração (2 Co. 3:17).

1.4 - Jesus Cristo se dá a conhecer

"Sou Eu que falo contigo". Às vezes os ministradores falam de forma que não nos agrada; parece até que estão apontando nossos erros. Mas é que a Bíblia é a Palavra viva de Deus, e Ele quer nos mudar para melhor (Hb. 4:12).


1.5 - Jesus Cristo põe em ordem todas as áreas da nossa vida (sentimental, espiritual, sexual, financeira, etc).

A mulher abriu o coração e recebeu a Palavra com mansidão, recebeu a correção com alegria. “E deixando seu cântaro foi ao povo...” Aquela mulher era uma adúltera, não tinha respaldo nem credibilidade na sociedade, mas desejava a mudança. Ela teve um Encontro com Jesus, e, então, largou o que era do passado e foi chamar os outros - com firmeza, determinação e ousadia (2 Co. 5:17).

1.6 - Jesus Cristo restaura o nosso testemunho

Você testifica a outros que teve um Encontro com Jesus quando deixa totalmente o seu passado (v. 29,30). Essa foi a Primeira coisa que a mulher samaritana resolveu fazer. Ela disse: "Vinde e vede o homem... poderia ser este o Cristo". Exponha a outros a sua experiência. A mulher não se omitiu, entendeu o Encontro que teve e declarou que Ele era o Cristo. Ela pôde dizer: Essa mudança na minha vida aconteceu porque eu encontrei o Cristo, que é Jesus. Se você testemunhar muitos crerão em Jesus. Não tenha receio: o sangue de Jesus nos limpa e purifica, dando uma nova vida (Jo 4:39). A mulher foi à cidade e deu muitos frutos, levou muitos à presença de Jesus.

2 - No encontro, nossos sonhos tomam novas dimensões

2.1 - Jesus restaura nossos sonhos

Quando Lázaro morreu, com ele morreram seus sonhos. Mas Jesus não quer que seus sonhos morram. Há coisas que Deus quer que morram em sua vida, mas não os sonhos que Ele tem para você. Jesus quer que você faça morrer sua natureza pecaminosa. Jesus disse: “Lázaro morreu ... Eu me alegro porque ele morreu...” Jo 11:14. Jesus permitiu que Lázaro morresse, para demonstrar aos discípulos o poder da fé (Jo 11:25).

2.2 - Os sonhos de Deus para nós precisam ser ressuscitados.

Podemos melhorar a nossa qualidade de vida se permitirmos que Jesus ressuscite nossos sonhos. Precisamos ter sonhos na área moral, na física e na espiritual. Sabemos, em cada área, o que precisamos.

• Esta unção de vida e ressurreição precisa vir sobre nós para que cheguemos à estatura de varão perfeito (Ef. 4:13). Sabemos que Jesus Cristo veio para transferir da vida dele a nós (Rm 8:1 1). Ele traz vida, porque é o autor da vida.

• Deus quer que nós sonhemos, pois Ele é sonhador. Mas há um inimigo, um pesadelo (satanás), que vai trabalhar para apagar os seus sonhos.

• Você tem sonhos para sua vida? Muitos dos seus sonhos foram esquecidos, engavetados? Nossos sonhos morrem, porque deixamos entrar o que não devia e, então, não mais podemos sonhar.

• Quantos sonhos maravilhosos morreram porque ficamos com medo de enfrentar a guerra.

Às vezes somos covardes, tentamos nos convencer de que a nossa desistência tem motivos justificáveis. As nossas justificativas estão sempre sendo reafirmadas.

Talvez convençamos a muita gente, mas não a nós mesmos. Deus odeia lamúrias. Só seremos curados se assumirmos nossas dificuldades.

2.3 - Jesus Cristo motivamos a sonhar.

Muitos dos nossos sonhos estão mortos, mas Jesus diz: Eu irei despertá-los (v. 12).

• Não seja como os espias de Jericó. Eles também disseram “não” ao sonho de conquistar a terra prometida. Dos doze espias somente dois disseram sim.

• Há muralhas? Vamos derrubá-las.

• Não seja como José, que contou seu sonho para os irmãos e estes quiseram matá-lo. Compartilhe seus sonhos apenas com pessoas que sejam um com você, que caminhem na mesma visão.

Atenção

Não compartilhe o seu sonho com quem não sonha ou sonha menos do que você. Quem sonha com você se animará. Não permita que seu sonho seja sepultado. Este tipo de pessoa incrédula, não apoia, não ajuda. Procure o gêmeo do seu sonho.


Importante

Jesus estava certo que Lázaro haveria de ressuscitar.

Seu sonho já havia sido conquistado.

Tudo o que acontece no mundo natural tem que ser conquistado primeiramente no mundo sobrenatural.

Precisamos ressuscitar o prazer de viver. Posso ser melhor do que sou hoje. Posso resgatar a minha felicidade! A Bíblia diz que o coração alegre aformoseia o rosto (Pv. 15:13). Deus quer ressuscitar a possibilidade de sermos felizes.

2.4 - Identificando um inimigo do sonho - a incredulidade

• A condição para se manter no Reino é nutrir fé (Hb. 11:6). Se houver incredulidade, os sonhos serão obstruídos. Os traumas matam o sonho e sepultam a visão.

• A incredulidade traz desesperança e tristeza. Marta, Maria e os discípulos estavam sem esperança e tristes. Mas, Jesus Cristo disse - "Se creres verás a glória de Deus." Marta disse "sim", mas, na verdade, não creu (Jo. 11:40).

2.5 - Como responder adequadamente ao chamamento de Jesus para ressuscitar as causas mortas? Tendo fé (Hb. 10:23).

• As causas mortas, diante de Jesus Cristo, recebem vida e ressurreição. Ainda que alguns estejam de luto, Jesus Cristo possibilita a esperança de que Ele realizará o sonho. "Aquele que crê em mim ainda que esteja morto viverá" (Jo 11:25).

• No dia da sua dor, Marta foi ao Encontro de Jesus (Jo 11:20). Marta sempre ofertava coisas boas para Jesus; era uma excelente ofertante. Mas Jesus nunca se encontrou com o coração de Marta, porque ela estava sempre ocupada (Lc 10:41). Naquele dia certamente ela mudou por completo.

3 - Atitudes que você pode tomar no encontro

• Entender que foi alcançado pela graça e misericórdia divinas, então, não há necessidade de se sentir inferior, ou de continuar preso ao passado.

• Crer que Deus não o lançará fora, não o rejeitará jamais.

• Vigiar, porque o diabo vai querer prender-lhe no passado. Você vai dizer: "Satanás, cala a bocal Eu sou nova criatura!".

• Crer que Jesus é o Cristo ungido de Deus, e que Ele está disponível para você. (Jo 20:31).

• Receber e fazer uso do poder e da autoridade do nome de Jesus. Você deve agir sempre na autoridade e poder do nome de Jesus. Todas as vezes que Satanás vier, repreenda-o no nome de Jesus Cristo.

• Decidir multiplicar sempre. Fomos chamados por Deus para darmos frutos de multiplicação. Estamos sendo adestrados para treinar nossos discípulos, e estes para reproduzirem frutos de multiplicação com qualidade.

• Guardar os ensinamentos recebidos, refletindo tudo o que está sendo ensinado, para o bem de outros. já estamos recebendo o sonho de Deus para nós.

Gn 28:10-16 Deus não nos deixará até que tenha cumprido todo Seu propósito em nós. Ele vai trabalhar para que você consiga realizar seu sonho. O sonho de Deus para sua vida, será alcançado, se você quiser.

4 - CONCLUSÃO

• Jacó recebeu a palavra específica de Deus para ele através de um sonho. Ele estava num momento de deserto; ele saiu da cidade como você. Na consolidação Deus já lhe deu o sonho de vir a um Encontro com Ele.

• Jacó lutou com um anjo (Gn 32:22-23). Houve luta porque Jacó perseguia seu sonho. Jacó sabia que deveria ter mais um Encontro com Deus, para testificar aquele Encontro do passado. Desse Encontro, Jacó saiu marcado (na coxa). O Anjo mudou o nome de Jacó para Israel. Deus veio, o abençoou e o seu sonho foi cumprido.

As coisas só mudam para melhor na nossa história de vida, se temos um Encontro com Jesus Cristo e as situações mortas são sepultadas e nova vida é ressuscitada. Quando corremos ao Encontro de Jesus, Ele ressuscita os nossos sonhos. Na cruz Ele conquistou os nossos sonhos. Ele modifica as nossas vidas e nos faz viver de uma maneira melhor.

Persiga o seu sonho. Permita que Deus faça e complete a sua obra em você, através de um genuíno Encontro em sua vida.

Fim da palestra
ORIENTAÇÃO PARA O MINISTRADOR

• Orar, mencionando os pontos principais que foram explanados.
• Levar os participantes do Encontro a um genuíno arrependimento e quebrantamento.
• Orar ministrando sobre os encontristas.
• Não esquecer da música de fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário